Após uma breve
introdução acerca da criação do wow, vamos a um dos pontos mais importantes,
senão o mais importante dele, as raças.
Em seu início, world of
Warcraft contava com apenas 08 raças, sendo 04 para a aliança (humanos, gnomos,
anões e elfos noturnos) e 04 para a horda (orcs, mortos-vivos, taurens e
trolls).
O foco deste post não é
detalhar cada raça, mas trazer um pouco daquilo que foram no início do jogo (ou
ainda são) e do que provavelmente fez a Blizzard criá-las e evoluí-las neste
mundo em expansão. O WoW pode ser descrito como uma mega-expansão do universo
de Warcraft, onde o jogador poderia jogar apenas uma história pré-determinada,
que vinha a culminar num final épico.
Orcs e humanos
Esta é uma treta
clássica na maioria dos rpg’s. Em warcraft, estas duas figuras abandonam a
pré-concepção do bom e do mal, mas ainda mantém a maior de todas as richas
raciais, devido a presença de forças das duas raças próximas das capitais
Orgrimmar (humanos de ) e Ventobravo (orcs rocha-negra).
Os orcs, sob o comando
de Trhall, habitam Orgrimmar, situada em uma terra hostil em busca de
resignação. Os humanos apresentam maior concentração em poucas capitais, sendo
a maior delas Ventobravo, devido aos recentes 04 anos que separam o tempo
presente do embate contra a Legião Ardente nos terceira guerra, no Monte Hyjal,
além dos efeitos da campanha de Arthas, que culminou no retorno do Lich Rei.
Taurens
Anteriormente nômades
até os eventos de Warcraft III, os Taurens foram forçados a sair de Desolação
pelos centauros. Estes são em sua maioria pacifistas na horda, devido a sua
ligação com a terra na busca de sua preservação, além da maior dificuldade em
serem corrompidos pelos Deuses Antigos. Contudo, os Taurens não são um inimigo
a ser subestimado, devido a grande força que pode ser utilizada em combate.
A provável criação dos
Taurens não teve relação com minotauros ou outros seres bovinos da mitologia,
mas sim com uma grande homenagem ao espírito americano. Sabe-se que povos da
Europa vieram em fuga ou migraram para a América do Norte em busca de um novo
recomeço, povoação e desenvolvimento (diferente do nosso país, que passou por um
regime de exploração...).
Eles encontraram nesta
nova terra dois grandes ícones americanos, os nativos e os grandes bisões. O
evento de desenvolvimento e a corrida de exploração quase que dizimaram as duas
espécies. Tal evento é muito bem retratado no filme “Dança com lobos”, caso
queiram assistir (#fica a dica)...
O caráter tribal das
nações taurinas, o visual da capital Penhasco do trovão (ou Thunder bluff-
cara, como isso é sonoro!!!) e das aldeias, seus costumes podem ser
caracterizados como uma grande referência aos dois ícones, uma fusão bem
sucedida.
Trolls
A criação e
desenvolvimento dos trolls no WoW tem quase que concreta inspiração nos povos
maias, astecas e/ou incas, em sua cultura ou misticismo.
Apesar da tribo troll
jogável atualmente, os Lançanegra ou Darkspear, localizarem se na ilha do eco,
as grandes tribos que receberam maior destaque foram a dos Zandalari, Amani e
Gurubashi. Os grandes impérios e fortalezas das mesmas impressionam pelo
tamanho de suas construções, pelo ar ritualístico e pelos costumes que na
maioria das vezes envolvem guerra e sacrifício, pontos estes comuns às
civilizações humanas que habitavam a região do México e América Central, em sua
maioria dizimadas após a chegada dos conquistadores espanhóis.
A similaridade das
pirâmides e fortalezas, dos costumes e da sede por guerra e conquista entre
Trolls e Ameríndios perpassa o belíssimo trabalho realizado pela equipe da
Blizzard.
Mortos vivos
Anteriormente sob o
comando do Lich Rei e integrantes das fileiras do flagelo, os que se libertaram
do domínio mental de Arthas durante seu breve momento de enfraquecimento agora
seguem a Rainha Banshee Sylvana Correventos, eleita como líder dos renegados.
Os renegados tomam o controle da antiga cidade humana de Lordaeron,
constituindo a Capital Cidade Baixa.
Como integrantes da
Horda, os renegados buscam pela sobrevivência da espécie, pois não podem
reproduzir-se, enquanto vivem com o estigma causado pelas ações do flagelo as
outras raças integrante da Horda, assim como da Aliança.
Anões
O conceito dos anões no
WoW é bastante similar ao do rpg clássico (D&D e Tokien), conservando
características similares, como a construção de grandes fortalezas, a habilidade
como guerreiro e minerador, além do grande apetite. São uma raça que tem por
objetivo a exploração e a busca de suas origens, os titãs, constituindo assim
diversos pontos de escavação por toda Azeroth. Durante os jogos de Warcraft,
anões e gnomos não possuíam destaque, aparecendo apenas como forças de suporte,
exceto por Muradin Barbabronze.
Elfos noturnos
São umas das raças mais
antigas de Azeroth. Possuem alguma similaridade com os elfos dos Rpg’s comuns.
Após os eventos de Monte Hyjal, os Elfos noturnos constituíram capital em uma
ilha mais ao norte de Kalimdor, denominada Darnassus. Além da capital, possuem
pontos de habitação nos continentes, com destaque para Auberdine, na Costa
Negra, que fora varrida do mapa durante o Cataclismo, santuários em Monte Hyjal
e na Clareira da Lua.
Pode-se dizer que são
uma das raças mais reclusas do universo de World of Warcraft, devido aos
diversos eventos que se sucederam em sua história. Apresentam grande afinidade
com a preservação da natureza e são bastante territorialistas, mas podem
tornar-se caçadores.
Gnomos
Anteriormente
aparecendo apenas como suporte durante as batalhas na série de jogos Warcraft,
os gnomos ganham vida e capital em World of Warcraft. Contudo, perdem a capital
Gnomeregan para uma invasão massiva de troggs, passando a viver em um reduto
próximo a Altaforja, capital dos anões.
Foram os primeiros
grandes engenheiros do WoW, devido a sua grande aptidão com máquinas e
bugigangas, que quase sempre dão certo.
Espero que tenham gostado
deste breve post. Para mais informações sobre as raças durante o pós-warcraft e
pré-cataclismo, é possível baixar os dois livros abaixo, que apresentam
informações importantes e detalhadíssimas sobre raças, costumes e zonas de
Azeroth:
Warcraft RPG – Livro de
Regras
Warcraft RPG – Livro de
Monstros
Um abraço de Worgen em
todos.
Aguardem por mais...
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